Vírus Sincicial Respiratório: Conheça as novas formas de prevenção

BLOG

Notícias e novidades

Vírus Sincicial Respiratório: Conheça as novas formas de prevenção

 
Vírus Sincicial Respiratório: Conheça as novas formas de prevenção Vírus Sincicial Respiratório: Conheça as novas formas de prevenção

O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, sobretudo em bebês. Ele é um dos principais vírus associados à bronquiolite, pneumonia e traqueobronquite.


O VSR pode infectar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum na infância ou em idosos. Quase todas as crianças são infectadas até os dois anos e podem apresentar quadros leves ou graves, como febre, coriza, tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar, falta de apetite e irritabilidade. O VSR também é um problema para pessoas com mais de 60 anos, podendo causar SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), hospitalização e maior letalidade.


Novas formas de prevenção

Para 2024, estão surgindo novas formas de prevenção ao VSR, e desejo atualizar discorrendo brevemente sobre a indicação destas.


Para adultos a partir de 60 anos, especialmente aqueles pertencentes a grupos de maior risco (cardiopatas, pneumopatas, diabéticos, nefropatas e hepatopatas), a prevenção pode ser feita por meio da vacina Arexvy, fabricada pelo laboratório GSK, ou pela vacina Abrysvo, produzida pela Pfizer, que está licenciada pela Anvisa para uso em idosos e gestantes.


Para gestantes, a vacina atualmente liberada é a Abrysvo, fabricada pela Pfizer. A vacinação visa proteger o bebê contra doenças graves do trato respiratório inferior causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade, por meio de imunização ativa em gestantes, através da transferência materna de anticorpos. A vacina foi liberada pela Anvisa a partir de 24 semanas de gestação, mas é recomendada pela SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização) entre 32 e 36 semanas.


Ainda com previsão para 2024, aguardamos também o Nirsevimabe, fabricado pelo laboratório Sanofi. Trata-se de um anticorpo pronto, indicado para recém-nascidos e bebês de até 1 ano de idade, e para menores de 2 anos mais vulneráveis ao VSR, como, por exemplo, imunocomprometidos, crianças com doença pulmonar grave, cardiopatia crônica, entre outras.


Em resumo, as três novas formas de prevenção estão sendo integradas ao calendário vacinal de proteção ao VSR e têm previsão para estarem disponíveis até o final de 2024.


IMUNIZANTES DISPONIVEIS

Vacina VSR - AREXVY (GSK ) disponível na Clínica Plenna.

Vacina VSR- ABRYSVO (PFIZER) disponível na Clínica Plenna.


Nirsevimabe (Sanofi) - Indisponível - previsão para 2024

Categories
#Vacinas

Dúvidas, informações e agendamentos

Entre em contato conosco